quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Orlândia é a cidade de nº 5

Orlândia é em SP, Orlando é nos EUA, tem que ir de avião, dizia ontem ao telefone para a minha mulher, que insistia em dizer Orlando...

Nunca havia entrado em Orlândia, passava direto quando vinha-ia em viagem BSB-SP. Imaginava que fosse uma cidade acanhada, atrasada. E encontrei uma cidade muito diferente. Ela é bem desenvolvida talvez por ser uma cidade industrial; daqui sai muito equipamento para processar a produção agrícola de todo o país - inclusive em Formosa.

Já de cara, destaco que aqui estou sendo muito bem tratado pelo pessoal da Compuway, empresa de informática e escola da cidade, pelo Bruno, a Bianca, a Ana Bárbara... Desde ontem estou estou postando daqui com muito conforto, diga-se de passagem...

Novamente entrei pelo acesso secundário, assim não tenho ainda a foto oficial para mim, na entrada da cidade. Fui direto à prefeitura, onde fui muito bem recebido. Algumas fotos registram minha passagem:
Diante da Prefeitura

Busto do fundador da cidade

Centro cultural, na antiga estação ferroviária
O Robson é o responsável pelo AcessaSP, que funciona no Centro Cultural
Guardem bem esse nome, pedarilhos que viajam pelo estado de São Paulo: AcessaSP, um serviço do Governo do Estado, de inclusão digital. Tem em todas as cidades (acho) e a gente se cadastra em uma e acessa em qualquer unidade. Ótimo para se atualizar na net.

A Bianca me informa que uma empresa daqui, a Intelli, patrocina o time local de futsal, muitas vezes campeão. Já ouviu falar do Falcão, no futsal? Pois é, ele joga aqui. Se quiser mais detalhes, tá aqui ó: https://www.facebook.com/adcintelli.

Dica de hotel: Hotel Casa Grande, fica ao lado do Centro Cultural. Atendimento agradável, muita simpatia da parte da Sandra, pessoa amabilíssima. Uma foto para ficar bem gravado:

Na manhã seguinte, pé... pedal na estrada. A ponto de pegar a Anhanguera...

Surpresa: saindo de Orlândia tinha uma subida monstro, que foi feita toda com pé no chão mesmo:
A caminho de Ribeirão, essa vista me diz que trem não sobre fácil como caminhões e bicicletas (?), assim tem que se construir esses enormes viadutos...

Algumas reflexões de cunho bem pessoal:

Primeiro: é duro pedalar, pedalar,  não tendo feito o devido condicionamento físico recomendado. Cai assim um pouco da minha autosuficiência e arrogância. Como o que aqui se faz aqui se paga, sinto na pele e nos músculos, em especial, o sentido prático dessa máxima. Essa aventura a decidi fazer por conta de eu já não mais me caber nessa arrogância, senhor-do-mundo que me caracteriza nos últimos 10-15 anos. Tenho certeza de que, ao final da jornada serei uma nova pessoa, bem mais amigável e suportável comigo mesmo e, naturalmente, com o mundo ao redor. Esse é o objetivo dessa empreitada.

Segundo: do meu mundinho tacanho, faço minhas observações sobre o País a partir do noticiário, das conversas com os poucos amigos e do dia a dia em Formosa e Brasília. E as guardo para mim. Agora vou confirmando aos poucos o quanto o Brasil está regredindo, se tornando miserável, apesar da versão oficial em contrário. Todas as  pessoas que tenho abordado por onde passo são unânimes em criticar as mazelas visíveis: sem-tetos invadindo praças e prédios abandonados e consumindo suas drogas impunemente; o declínio moral de pessoas e famílias inteiras; a falta de trabalho e educação adequados que jogam muitos jovens na marginalidade; a maternidade irresponsável colocando no mundo futuros o-quê?. E o pior, talvez a causa de tudo isso: a insensibilidade dos poderosos - em todos os sentidos, independente de ideologia - que se contentam em manter seus status a qualquer custo, sem se darem conta de que com o passar do tempo as mazelas que fingem não ver baterão em suas portas, se algo não for feito, agora.

Bom dia para todos.

3 comentários:

  1. Oieeeee!
    To gostande de ver a atualizacao do blog.
    Ja esta se tornando um habito diario entrar e ver as novidades, assim fico sabendo noticias e conhecendo mais sobre as cidades de Sampa.
    To aqui na torcida!!!!
    Boas viagens!! Bons ventos o levem!!!
    beijao
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, carinho à distância também agrada. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, carinho à distância também agrada. Beijo.

    ResponderExcluir